Uma Verdade Inconveniente [Download]


Uma Convenientíssima Verdade

Candidato derrotado ao governo americano nas eleições de 2000 (quando o vitorioso foi George W. Bush), o Senador Democrata Al Gore é conhecido, entre outras atividades, por sua preocupação ecológica. Indignado com os descasos do atual governo de seu país e com a omissão do presidente americano nas questões que dizem respeito à preocupação ambiental, Gore tem feito palestras pelos Estados Unidos - e também por vários outros países - nas quais denuncia os riscos que a humanidade está correndo enquanto a ecologia e a preservação do meio-ambiente forem considerados assuntos de segunda categoria.

O documentário Uma Verdade Inconveniente, dirigido por Davis Guggenheim, é, a grosso modo, exatamente o registro de uma das muitas palestras de Gore em que ele expõe o tema e busca acordar o mundo para a importância do cuidado com o meio-ambiente.

A grosso modo porque, exatamente por tratar desse tema, Uma Verdade Inconveniente adquire contornos de uma importância maior até que a da maioria dos documentários que têm sido feitos - não raramente, a respeito de assuntos que interessam
apenas a pequenos grupos.

Não é o caso aqui: ao levar a preocupação ecológica de Al Gore para a tela grande, o filme multiplica por milhões o público que tomará conhecimento das informações denunciadas pelo Senador - como, por exemplo, a de que o derretimento da calota polar poderá levar os oceanos a transbordarem de forma tal que levaria cidades (e até mesmo nações inteiras, como é o caso da Holanda) a serem inteiramente submersas.

Sempre se pode alegar que tal risco já é de conhecimento do público que, habitualmente, vai ao cinema para assistir documentários. Mas, como nas palestras de Gore, Uma Verdade Inconveniente amplia as informações que oferece, decupando com detalhes como tal processo destrutivo pode se dar - e como evitá-lo.

Gore e Guggenheim não poupam o governo de seu país pelo aquecimento do planeta e são firmes nos ataques ao presidente George W. Bush. Todas as informações apresentadas pelo filme são verdadeiras e transmitidas de forma direta, incisiva, mas, paradoxalmente, de
fácil compreensão até mesmo pelas crianças - que, sabe-se, preocupam-se muito mais com a ecologia que os adultos.

Mas, cinematograficamente falando, por mais objetivo que o filme seja, suas denúncias sairiam prejudicadas e poderiam até mesmo não serem bem assimiladas se Uma Verdade Inconveniente não fosse o que é: um filme competentíssimo enquanto Cinema, dinâmico, ágil, bem montado e bem fotografado. Um filme que dá gosto em ver, por mais que suas convenientíssimas verdades estejam longe de ser prazerosas. Felizmente, Gore e Guggenheim demonstraram que, assim com sabem da importância da ecologia, sabem também como difundir uma mensagem através de um cinema forte, intenso e muito bem narrado.

An Inconvenient Truth (2006) DVD-rip

Fico devendo a legenda. Agora com o fim do Legendaz a coisa complicou para encontrar.
Se aparecer eu posto. :)

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Achei a legenda desse filme e upei para vc

    http://rapidshare.com/files/45598654/dmd-inconvtruth.srt.html

    Depois comenta lá no meu blog
    vlw

    ResponderExcluir