Morreu Dave Cockrum, um dos criadores dos Novos X-Men

Grande perda. Gostava muito do trabalho dele. Sou fanzona dos 'mutunas', principalmente do Noturno.

Eu ia escrever um post sobre seu falecimento, mas como estou um pouco sem tempo e muita coisa para fazer, 'roubei' o texto do Universo HQ. Eles são bem mais capacitados para falar sobre ele do que eu.

Por Sérgio Codespoti (27/11/06)

Giant Size X-Men #1O desenhista Dave Cockrum faleceu, aos 63 anos, na manhã de 26 de novembro, de complicações de diabetes, doença que o deixou hospitalizado por um longo período entre 2003 e 2005.

A notícia foi dada por Clifford Meth, fã e amigo do artista, que ajudou a organizar um tributo para ajudá-lo, quando esteve muito doente e em péssimas condições financeiras.

Cockrum nasceu em 11 de novembro de 1943, em Penddleton, Oregon, nos Estados Unidos, filho de um tenente-coronel da Força Aérea Americana.

O artista alistou-se na marinha logo depois de sua formatura colegial, e passou seis anos no serviço militar, antes de dar baixa e dedicar-se aos quadrinhos.

Superboy e a Legião dos Super-Heróis Seus primeiros trabalhos foram para a editora Warren, em revistas como Eerie, Creepy e Vampirella. Depois conseguiu serviço como assistente de arte-final de Murphy Anderson, desenhista do Super-Homem e Superboy, na DC.

Neste período as histórias da Legião dos Super-Heróis eram publicadas na revista do Superboy, e foi lá que Cockrum começou a se destacar, desenhando estes personagens e ajudando a modernizá-los.

Cockrum assumiu a revista no início da década de 1970 e o novo visual que criou para os personagens durou até o final da década de 1980, quando foi mais uma vez modificado, desta vez, por Keith Giffen.

O artista deixou a DC em função de uma disputa pelo retorno de seus originais de Superboy #200.

Novos X-MenMas seu trabalho mais marcante ocorreu nos X-Men, quando Roy Thomas ainda era o editor-chefe da Marvel. Cockrum e o escritor Len Wein criaram os Novos X-Men, em Giant Size X-Men #1, em 1975.

A equipe reunia personagens já existentes como Banshee (originalmente um vilão), Sunfire e Wolverine (que surgiu nas páginas do Hulk, como Arma X), com outros criados por Cockrum como Colossus, Noturno, Pássaro Trovejante e Tempestade, partindo de designs ele já havia imaginado, no seu período na DC, para futuro uso no título da Legião dos Super-Heróis.

Noturno e Tempestade, em suas primeiras encarnações, foram criados para aparecer como parte do grupo The Outsiders, na revista da Legião dos Super-heróis, mas a idéia não vingou.

Tempestade surgiu da mistura visual dos personagens de Cockrum: Quetzal e Black Cat (nenhuma relação com a Gata Negra, da Marvel), com os poderes de outro, Thyphoon.

Tempestade

NoturnoO desenhista teve dois períodos nos X-Men: de 1975 a 1977, nos números 94 a 105, e 107 de Uncanny X-Men (foi substituído por John Byrne); e de 1981 a 1983 (quando assumiu a revista após a saída de Byrne).

Cockrum também desenhou uma minissérie com Noturno, na década de 1980, e outra com os Starjammers (Piratas Siderais liderados pelo pai do Ciclope), nos anos 90.

Em 1983, Cockrum desenhou uma graphic novel, Futurians, a nona da série Marvel Graphic Novel (que nos trouxe, entre outras coisas, X-Men: Deus Ama, O Homem Mata e A Morte do Capitão Marvel).

Futurians Foi na Marvel que Cockrum conheceu sua esposa Patty, que em 2005, esteve envolvida numa grande controvérsia, acusando a "Casa das Idéias"de anti-semitismo, e defendendo o trabalho de Chris Claremont.

Depois de seu período na Marvel, Cockrum trabalhou na Lodestone (com os Futurians), DC, Valiant, Defiant, Broadway e Claypool Comics (Soulsearchers and Company).

Apesar de seu afastamento dos quadrinhos nos anos mais recentes, Cockrum era crítico do trabalho desenvolvido com a origem do Noturno, e se manifestou contra o que estavam fazendo com o personagem.

Em dezembro de 2003, Cockrum foi hospitalizado, em Giant-Size X-Men 3condições físicas (diabetes e pneumonia) e econômicas bastante precárias e foi ajudado por fãs, incluindo seu amigo Cliff Methford. Foi nesta época que a Marvel lhe ofereceu um acordo para lhe pagar pelo seu trabalho e design na criação dos Novos X-Men.

A doença de Cockrum o impediu de desenhar algumas páginas de Giant-Size X-Men 3, de 2005, quando foi substituído por Neal Adams. Esta história tem relações fortes com a origem dos novos X-Men, que o artista desenhou, mexendo no passado dos personagens (retroativamente), fazendo surgir um novo vilão que tem grande importância nas aventuras dos X-Men escritas por Ed Brubaker.

Antes de falecer, Cockrum andava ocupada tentando reviver The Futurians para a Aardvark e republicá-los na Europa.

Dave Cockrum será cremado de acordo com sua vontade, mas ainda não foi divulgado quando isso acontecerá.

Superboy e a Legião dos Super-Heróis X-MenX-MenStarjammers

Postar um comentário

0 Comentários