Morre Basil Poledouris

Hiborianos, chorai!
Faleceu ontem, 8 de novembro, um dos maiores compositores de trilhas sonoras de todos os tempos na minha humilde opiniĆ£o.
Basil Poledouris.

Basil tinha 61 anos e morreu de cĆ¢ncer.
Acabei de ver no site oficial.
NĆ£o sei os detalhes ainda.
Deixa duas filhas Zoƫ e Alexis.
Zoƫ Ʃ co-autora da trilha sonora de Conan, o BƔrbaro.

Trilhas famosas de Poledouris incluem: The Blue Lagoon (1980), Conan the Barbarian (1982), Conan the Destroyer (1984), Red Dawn (1984), RoboCop (1987), The Hunt for Red October (1990), Free Willy (1993), Starship Troopers (1997),
Les Miserables (1998) e For Love of the Game (1999).

Descanse em paz. (R.I.P)
Minhas sinceras condolĆŖncias a famĆ­lia.

Acho que Conan nĆ£o lamentaria. Afinal, cimĆ©rios nĆ£o choram.
Em vez disso, ergueria uma taƧa e diria:
Farewell to the King!

Postar um comentƔrio

5 ComentƔrios

  1. Crom deve estar feliz por receber tĆ£o ilustre convidado em seu grande salĆ£o de banquetes...
    Uma pena, mas seu legado ficarĆ” eternamente na mente dos grandes fĆ£s do cimĆ©rio.

    ResponderExcluir
  2. Tambem registro meu lamento pela morte de Basil Poledouris. NĆ£o sou especialista em cinema, mas sempre gostei de musica, certamente Ć© um dos grandes compositores de trilhas e musica em geral. Quando crianƧa eu era fissurado no filme Conan o Barbaro ( em funĆ§Ć£o de Basil e do sucesso do 1° filme gostava do ridiculo Destruidor), descobri que era especialmente pela trilha sonora. Alguem sabe se alĆ©m dos cds do conan 1 e 2 (pela Milan e Varese Sarabande) existe gravaƧƵes extras ou sobras da trilha de Conan. Basil comeƧou a gravar alguma coisa para Conan 3? Cona Coroa de AƧo sai ou nĆ£o com john Milius e Schwarzenneger a bordo? Quem souber me responda via franknyll@yahoo.com.br. Grato!!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de agradecer ao dono(a) do blog que compartilhou o Complete Score de Conan. No momento nĆ£o teria condiƧƵes de compra-la, nem vi pra vender em sites,apesar que posteriormente pretendo adquirir o original. Essa trilha me abalava o sistema nervoso quando era crianƧa. SĆ³ que reparei que faltou uma musica do trailer de Conan The Barbarian. No DVD tem duas versƵes de trailer, no 1° tem a dita cuja, uma bagaƧa com orquestra e coral masculino, bem sombria e bem dinĆ¢mica. Na 2ĀŖ versĆ£o mesmas imagens e um mix de Anvil e Riders. AlguĆ©m sabe se encontro a musica do 1° trailer em alguns lugar? SerĆ” que assim como esta outras faixas para Conan que Basil compĆ“s poderĆ£o estar fora atĆ© mesmo deste Box agora lanƧado? Quem souber me ajude enviando resposta p/ franknyll@yahoo.com.br. Grato, Frank!

    ResponderExcluir
  4. Sobre Conan Coroa de AƧo. Se Conan pudesse se levantar de debaixo dos escombros da Era Hiboriana, certamente iria passar o fio de sua espada nas gargantas dos responsaveis pela "conan Porperties" por quererem faze-lo um boyola, heroizinho tipo he-man e criar empecilhos para seu grande camarada John Milius. Conan era gigante da cimĆ©ria com grande forƧa e tinha aprendido a disciplina do aƧo. Mas era homem, sangrava, sentia dor, sofria que nem um cĆ£o mas dava a volta por cima triunfante. Nem sempre tinnha supremacia nas suas disputas e se via face a face com a morte preparado para o ultimo combate antes do encontro com Crom. Ele lamentaria que em funĆ§Ć£o de tanto lenga-lenga seu amigo Basil nĆ£o repetirĆ” a traduĆ§Ć£o poĆ©tica de seu mundo em magnifica musica, tendo jĆ” se juntado Ć  Rober E. Howard. Ele amaldiƧoaria Richard Fleischer por te-lo difamado.Se perguntaria se apĆ³s adquirir fama, riqueza ele nĆ£o seria mais um cimĆ©rio livre para ir ao longiquo oriente. Se um contrato de seguro podaria sua orgulhosa liberdade. Bah! Mas nĆ£o por muito tempo pois debaixo da terra ele teria tempo de sobra para pensar!
    Frank.
    franknyll@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Frank.
    Ɖ uma lĆ”stima de fato. Poledouris era um grande compositor. Um grande talento e realmente vai fazer muita falta. Coitado, morreu desiludido com Hollywood. Sobre a mĆŗsica do primeiro trailer eu realmente nĆ£o conheƧo. Se encontrar por aĆ­, aviso. O Basil nĆ£o compĆ“s nada para Conan 3. O projeto King Conan: Crown of Iron foi engavetado, pelo menos por enquanto. A Warner preferiu fazer um longa animado. AtĆ© onde sei esse box Ć© o mais completo registro do material que ele compĆ“s para o personagem.
    AbraƧos,

    ResponderExcluir