Elo Perdido nas Bancas

Fâs de O Elo Perdido essa é para vocês. Acabei de receber um e-mail de um amigo dizendo que está nas bancas por R$ 14,90 um DVD contendo dois episódios do seriado. Ponto negativo: apenas legendado. Nada de dublagem. Mesmo assim prá fã saudosista tá valendo. Por aqui eu não vi ainda. Se for no esquema de distribuição setorizada estamos mal.
"Marshall, Will and Holly
On a routine expedition
Met the greatest earthquake ever known
High on the rapids It struck their tiny raft (insira grito aqui!)
And plunged them down a thousand feet below
To the Land of the Lost
To the Land of the Lost
To the Land of the Lost"


powered by ODEO

Lembram dessa canção?
Era o tema de abertura de Land of Lost. Aqui no Brasil, O Elo Perdido.
O seriado era absolutamente 'tosco' com diz um amigo meu, mas era muito legalzinho.
Pequena sinopse carinhosamente 'roubada' do site MemoryChips.

Após cairem de uma cachoeira a bordo de um bote inflável, Marshall, Will e Hollie vão parar num mundo pré-histórico cheio de dinossauros e enigmas a serem resolvidos até descobrir um meio de voltarem para casa !

Falando em lagartos super-crescidos eu simplesmente adorava o Zangado e a Amélia. Os dinossauros criados em Stop Motion parecem hoje mais aqueles bonecos duros de Spectreman, mas na época até que convenciam legal. A gente não dava assim tanta importância para efeitos especiais. Eles eram o 'charme' do seriado. O que importava era que os bichinhos eram simpáticos, divertidos e às vezes quase botavam medo na gente. Que o diga o Zangado! O Grande bicho-papão do seriado literalmente falando.

Amélia e Zangado se preparando para a porrada!

Foto de produção: Zangado entra em ação.

O seriado tinha uns roteiros bem interessantes, pelo menos no começo. Depois foi caindo demais pro fantástico e prá comédia. Mas para uma pequena mente brilhante infantil sedenta de curiosidade tudo era fascinante. Um dos poucos episódios que lembro ter sentido medo foi o da medusa.

Conheço gente que morria de medo dos Sleestak. Não lembro se tive medo deles. Sempre achei os lagartões divertidos. Até hoje eu gosto de imitar o som que eles faziam. Mas meu 'lagartinho' favorito era mesmo o Enik. O 'Sleestak' bonzinho que vivia ajudando (mesmo que contrariado) nossos destemidos heróis. Enik era mais ou menos o tipo herói trágico. Foi parar na 'terra-sabe-se-lá-onde' de O Elo Perdido da mesma forma que a família Marshall. Apesar da sua aparência de Sleestak, falava fluentemente inglês (Yes, nada como ser poliglota), era muito sábio, místico, 'lagartiava' ao sol (coisa que os seus priminhos Sleestak não podiam fazer) e mais um monte de coisas. Enik acreditava que havia vindo do futuro e que os Sleestak eram o passado de seu povo. Porém, a terrível verdade logo veio a tona: Enik não viera do futuro e sim do passado! Sua civilização pacífica e altamente tecnológica havia se degenerado até se tornarem os terríveis Sleestak. Uau... isso era trágico! Nunca esqueci o episódio que o nosso estimado Sleestak 'anão' (ele era bem menor que os primos verdinhos) descobre a triste verdade. Morri de pena do coitado. Além disso, os primos verdinhos adoravam odiar o cara e o Enik vivia apanhando...rs
Lembro de um episódio que a Holly deu um beijo nele. O nosso largatinho bonzinho ficou totalmente sem jeito.

Enik, o "Sleestak" bonzinho

Outro personagem marcante era Cha-Ka, o amigo inseparável da família Marshall. Cha-ka pertencia ao povo Pakuni, um tipo de povo meio macaco, meio humano.

Duas curiosidades sobre os Pakuni.

- Um dialeto de 200 palavras foi criado para os Pakunis no primeiro ano da série pela professora americana de lingüística Victoria Fromkin. Sua intenção era que as crianças aprendessem o dialeto, assistindo os episódios, na ordem cronológica.

- Para os Pakunis tecnologia nada mais era do que 'Ogansa'. Palavra Pakuni para 'magia'. O termo pode ter se 'originado' de Uganza Bizaza, um canto usado pela tribo africana Guatatchara durante rituais realizados para festejar a chegada da temporada das chuvas no seringuete africano.

Aqui no Brasil é comum nos referirmos aos lagartões de Land of Lost como Sleestaks. O termo correto é Sleestak sem o S.

O seriado teve um remake nos anos 90 e chegou a ser exibido aqui no Brasil pela rede Globo. Na minha opinião era muito ruim. Pouco lembrava a série original.


Land of Lost intro

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Genteeeeeeeeee!!! To louca pra assistir! Morro de saudade.. achava q só eu via isso!

    ResponderExcluir
  2. Genteeeeeeeeee!!! To louca pra assistir! Morro de saudade.. achava q só eu via isso!

    ResponderExcluir